A Doença Celíaca é causada pela Intolerância ao Glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados.
Ao longo do tempo, a reação imunológica à ingestão de glúten cria uma inflamação que danifica o revestimento do intestino delgado, causando complicações médicas. Isso também impede a absorção de alguns nutrientes (má absorção).
Os principais sintomas da doença são dor abdominal, diarréia e flatulência, mas esses sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa e são diferentes entre adultos e crianças.
O primeiro passo no diagnóstico pode ser exames de sangue com teste sorológico, como os anticorpos antitransglutaminase tecidual ou antiendomísio.
Se a sorologia for positiva, faz-se necessária biópsia duodenal para confirmação diagnóstica.
O exame de Colonoscopia é considerado o padrão ouro para diagnóstico da doença celíaca. Através deste exame é possível realizar biópsias variadas na parede do duodeno, primeira porção intestinal, logo após o estômago. O tecido retirado pela biópsia é estudado por um patologista através do microscópio, mostrando o grau comprometimento do intestino delgado.
O principal tratamento é uma dieta rigorosa sem glúten que pode ajudar a controlar os sintomas e promover a cicatrização intestinal.
O padrão ouro para a doença celÍaca é a ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA COM BIOPSIA DO DUODENO : BULBO DUODENAL E 2º PORÇÃO DUODENAL , NADA a ver com colonoscopia!!
Dr Placido J. Scussel