A obesidade é uma doença crônica, considerada fator de risco para o desenvolvimento de diversos quadros patológicos, como infarto, hipertensão e diabetes. Agora, com o novo coronavírus, ela também é um dos principais fatores para o agravamento da covid-19.
.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus, do número de óbitos de todos os grupos de risco (com cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal), a maioria era indivíduos idosos (60 anos ou mais), exceto quando a comorbidade associada era a obesidade. Mais da metade das pessoas obesas que morreram devido à covid-19 tinha menos de 60 anos.
.
O dado é um sinal de alerta para o país, já que a obesidade teve um aumento expressivo nos últimos anos. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas obesas no Brasil cresceu cerca de 68% no período de 2006 a 2018.
.
Portanto, o controle da obesidade, e consequentemente das doenças associadas decorrentes de sua presença, se torna ainda mais fundamental, a fim de se evitar as formas graves da covid-19.
www.clinicaendovale.com
Comments